quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Marionetas e máscaras do Mali



Na exposição "O regresso dos animais" apresentamos marionetas e máscaras do Mali que são utilizadas num tipo de dança denominada Sogobó. Estas performances são um evento público que envolvem a participação activa de três grupos principais: os ferreiros esculpem em madeira as marionetas de vara, os rapazes dançam com as máscaras e são também os músicos, as mulheres são as cantoras do evento e dão voz às máscaras e marionetas.
Sogo Kun é o nome dado às marionetas que representam cabeças de animais, enquanto Konow é o termo reservado às cabeças de pássaros. Em ambos os casos o dançarino fica escondido por debaixo de uma armadura de madeira coberta por erva ou tecido. Os Maani são bonecos mais pequenos que representam figuras populares, sejam eles seres humanos ou espíritos do bosque.
Nestas danças, que acontecem normalmente em Novembro e Maio nas praças das aldeias e vilas, a separação entre actores e assistência é ténue o que torna a expressão "teatro" por vezes inadequada para as denominar.

Sem comentários: