domingo, 19 de julho de 2009

Marionetas voadoras!





Este Domingo, no atelier de família, a nossa imaginação levantou voo rumo ao mundo dos insectos! Cada participante transformou dois dos seus animais voadores favoritos numa marioneta de dedo e outra de vara. Os resultados ficaram muito engraçados: joaninhas, libelinhas, borboletas e outros animais fantásticos alegraram o museu com as suas asas cheias de cor e movimento!
Obrigada a todos os participantes!

quarta-feira, 15 de julho de 2009

"NADAGAMA - MÁSCARAS E MARIONETAS DO SRI LANKA" - 24 de Julho a 25 de Outubro

O Museu da Marioneta apresenta a Exposição “NADAGAMA – Máscaras e Marionetas do Sri Lanka”, com espólio do coleccionador Francisco Capelo.
Nesta exposição é dada a conhecer uma das mais curiosas e desconhecidas formas de teatro de máscaras e marionetas deste país, resultante da mistura de crenças religiosas nativas com seus deuses, espíritos e demónios, com as diversidades, crenças e práticas do Hinduísmo e do Budismo.
O resultado é uma mistura efectiva entre os mundos sobrenatural e terreno que é revelada de forma clara nesta mostra de representações humanas, animais e demoníacas.

"BRINCANDO COM TORRES GARCÍA" - 24 de Julho a 31 de Dezembro

Joaquín Torres García, pintor uruguaio, nascido no ano de 1874, é o autor dos brinquedos que o Museu da Marioneta apresenta e que integram igualmente o espólio de Francisco Capelo.
Maioritariamente conhecido pela sua pintura, é sobretudo como forma de sustento financeiro que decide dedicar-se à construção destes objectos, todos eles compostos de elementos geométricos que se vão combinando de formas diversas. Aqui, o fabrico artesanal e a utilização de materiais naturais (madeira) conjugam-se com os postulados da arte moderna.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Atelier de Família: 19 de Julho

Marioneta voa voa...

Como voa uma borboleta? E uma libelinha? E uma joaninha?
Já reparaste na forma das suas asas?
Se olhares com atenção todas elas têm cores e padrões muito diferentes.
Neste atelier, vais escolher o teu insecto favorito e transformá-lo numa marioneta cheia de movimento!

Horário: Manhã – das 10h30 às 12h30m
Público: 1 adulto + 1 criança com mais de 6 anos
Marcação Prévia

domingo, 5 de julho de 2009

Varas que dão vida: o último dia!






O último dia do atelier "Varas que dão vida" foi particularmente proveitoso. Depois de acabarmos as marionetas Wayang Golek, fomos ao museu conhecer os Bonecos de Santo Aleixo, uma das tradições mais antigas em Portugal. Como estas marionetas se manipulam apenas com uma vara que prende a cabeça e o corpo, fizemos umas inspiradas nelas, mas apenas com materiais reciclados: papel de jornal, embalagens de iogurte líquido e fita cola de pintor!
No fim desta semana resta-nos agradecer a todos os participantes: já temos saudades vossas!

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Wayang Golek


Depois das sombras e dos marotes, chegou a vez de construirmos uma Wayang Golek. Este tipo de marioneta, esculpida em madeira, é originária da Indonésia e manipula-se com três varas: uma central que suporta o corpo e duas laterais que ficam presas nas mãos.
No museu, temos algumas marionetas destas em exposição que datam do século XVI! Já têm mais de 400 anos!

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Marotes de papel



A manhã de hoje foi dedicada aos marotes. Primeiro, fizemos um pequeno esboço da marioneta: escolhemos o tipo de personagem, as cores, as roupas que ela iria vestir... Depois, recorrendo a dois pratos de papel para fazer a cabeça e vários tipos de materiais, criámos um marioneta gigante!Vejam como ficaram engraçadas!